23 outubro 2012

Trocas de livro pela internet (#1) - Dicas

A troca de livros pela internet é algo já bastante conhecido, seja por foruns, comunidades, sites, grupo de amigos e entre outros. Há quem seja extremamente apegado ao seus livros que não pensa nem na possibilidade de trocar; outros acham super digno que outras pessoas conheçam os livros que lê, e daí trocam.

Faz pouco tempo que entrei nesse mundo, mas eu vim com muitas dúvidas. Trocar livros pela internet pode dar certo? Será que a pessoa não vai me enganar e não enviar o livro? Como saber qual o estado do livro? Como encontrar o livro que eu quero? Como enviar pelos Correios? É caro? É demorado? E etc, etc, etc...

Por conta de tantas perguntas (eu passei por todas elas, tendo que pesquisar no Google e tentar achar uma resposta), decidi criar essa série de postagens. Ele será composto, inicialmente, de quatro partes: O primeiro de dicas (esse daqui, hihi), o segundo de sites seguros para trocas, o terceiro de como enviar os livros pelo correio e o quarto, se tudo der certo, farei um post tirando dúvidas dos tópicos comentados anteriormente... Se houver dúvidas! Hehe.

Então, vamos começar com as dicas?

1- Cuide do seu livro, se quer um livro novo em troca
É muito fácil você chegar e querer pedir em troca um livro impecável, como se tivesse saído de uma livraria. Todos querem isso. Sem amassado, amarelado, rasgo, rabisto e etc. Mas, se nem você cuida bem dos seus livros, como pode exigir isso dos outros? Comece tratando seus livros bem, não precisa usar luvas para lê-los ou limpá-los com algum tipo de material especial, apenas tome cuidado. Assim, você pode exigir que a pessoa com a qual está trocando deva enviá-lo um livro em ótimo estado.

2- Dê uma descrição completa do que está trocando
Muitos dos sites de troca já tem até uma área para isso, mas muitos usuários não o fazem e isso é horrível para quem está interessado em pedir o livro para troca. Escreva qual o estado do livro (e fale a verdade!): se ele está novo, arranhado na capa, amassado e até se está com aquela marca básica de quando se abre o livro muitas vezes. Tudo isso conta para quem vai trocar o livro com você. E o principal: tire foto e publique na área especializada do site de troca ou em algum outro site para armazenar imagens. A foto é sempre o que diferencia uma troca para mim.

3- Seja simpático e faça amizade com quem vai trocar
Eu sou uma pessoa extremamente sociável e talvez isso influencie um pouco quanto a essa dica, mas não há nada pior do que você pedir o Livro X pra uma pessoa e ela simplesmente falar "Vou enviar tal dia. Tchau". Seja simpático, agradeça pela troca, dê notícias de como está pra enviar o livro e até puxe papo sobre o que a pessoa achou sobre o livro que está trocando ou dê sua opinião.

4- Seja paciente
Não adianta você colocar um livro pra troca e esperar que ele seja solicitado no dia seguinte. Dependendo do seu título, demora muito! Além da hora da solicitação, tem também a hora de envio já que nem sempre dá pra enviar o livro rápido.

5- Compreenda que há problemas e imprevistos na vida de quem vai te enviar um livro
Pode ser dinheiro, trabalho, os correios que ficam muito longe da casa do Fulano ou qualquer outra coisa, mas pode acontecer de a pessoa demorar um pouquinho pra te enviar o livro. Isso é normal. É ótimo uma troca rápida, mas se você vê que a pessoa não está te enrolando e é ela quem está enrolada na vida pessoal, seja compreensivo.

6- Nem todos os livros que você deseja, vai encontrar fácil
Eu sei que todos tem uma super lista dos livros que mais querem, só que as vezes é difícil achá-los disponível. Seja porque foi lançado a pouco tempo ou porque quase ninguém o conhece. Mas sempre fique de olho nas atualizações para troca e pesquise bem, que você pode achar.

7- Se o livro não está pra troca, não insista!
O amigo tem uma lista de 50 livros para troca e o livro Ursinho Dourado que você tanto deseja, e esse amigo tem, não está nessa lista. Então você deve importunar a pessoa mesmo assim? Não! Se não está na lista de troca, é porque o Ursinho Dourado é um livro muito adorado pelo seu dono e ele não quer trocar. Óbvio, se você tem uma amizade com a pessoa ou já viu em seus recados que ele responde a quem pede os que não estão na lista, então peça, tente a sorte. Mas em 90% dos casos os donos ficam muito pê da vida com isso.

8- Ponha livros interessantes para troca
O site no qual você troca livro tem sistema de crédito e não livro x livro (você verá a explicação disso na parte II) e você quer créditos, então, o que podes fazer? Colocar na lista livros que você sabe que muita gente quer lê, mas quase ninguém troca! Sabe aquele lançamento que ganhou de aniversário, leu, gostou, mas não se apegou tanto? Coloque-o na lista de troca que assim vai chover pessoas querendo solicitá-lo. Se você colocar algum livro que já esteja saturado no mercado de troca (tipo Crepúsculo, Harry Potter, As Crônicas de Nárnia e outros best-sellers), é muito capaz de você mofar entre tantos outros usuários que trocam esses mesmos títulos.

9- Veja a reputação do usuário que você quer trocar livros
Seja pelo mural, página de recados ou pelo sistema do site, veja como o usuário é visto pelas trocas passadas dele. Não é aconselhável trocar com alguém que diz que vai trocar, e depois cancela a solicitação ou não tem troca alguma no currículo. Nesse segundo caso, vale a pena conversar com a pessoa e criar um vínculo para ver se ela é séria, e só então solicite o livro.

10- Seja resposável
A décima e última dica é ser responsável. Se você disse pra quem você irá enviar o livro, que irá nos correios dia tal, faça o possível para efetuar a troca nesse dia, com isso você irá melhorar sua reputação no sistema de trocas e o comentário dessa pessoa será positivo. Se o sistema é, novamente, de crédito, libere o credito do outro usuário assim que o livro que ele te enviou, chegar para você. Não enrole, pois você não iria querer que outra pessoa fizesse isso com você.

Mas e aí, vocês trocam livros? Essas são minhas dicas pela experiência que tenho nisso de trocas. O próximo capítulo será postado quinta-feira e espero que tenham gostado.


1 comentários:

Unknown disse...

Olha eu sou do tipo super, mega, ultra apegada com os meus filhos (pois é, são meus filhos.. e filhos não se troca) mais acho a ideia bem bacana de trocar livros..
Também é super legal da sua parte dar informações para quem está com duvidas..
Bjs.
Contos Doces

Lara Martins

Minha foto
Lara Martins
Com 17 anos, sou viciada em todo tipo de leitura. Adoro escrever, vou publicar um livro e enquanto isso, aprendo com os acertos e erros de autores que me conquistam. Tenho o LPL para não me perder no mundo real e esquecer a fantasia que preenche as páginas dos livros. Meu intuito é apenas passar minha opinião; todo o comentário é bem vindo.
Ver meu perfil completo

Seguidores